O que eu espero da comissão de jovens do CNB
Eu espero que vocês sejam revolucionários, criativos, curiosos, intrigantes, estudiosos.
Revolucionários como foi Ozanan, não se deixem levar por paradigmas ultrapassados. Estudem a história da SSVP, briguem por aquilo que vocês acreditam. Estudem a história da Igreja, o Concilio Vaticano II, as conclusões de Medelín e Puebla, (o berço da opção preferencial aos pobres) sigam o caminho do Papa Francisco, deixem de lado pré-conceitos. A juventude tem um grande espaço dentro da SSVP assumam este espaço. Inovem, crie, a SSVP foi feita para vocês, e não se esqueçam de nós os velhos, nos levem juntos com vocês. Lutem pelo direito do pobre, lutem para que o estado cumpra o seu papel, não fiquem só na oração partam para a ação. Revejam a Regra da SSVP, Participem das tomadas de decisão, não deixem que outros digam o que vocês devem fazer, sejam inventivos...
Sejam caridosos, primeiramente com vocês mesmos, depois dentro de casa, com os irmãos de caminhada, e se sobrar caridade, tenham caridade comigo.
Segue palavras de um grande poeta, ao poeta iniciante:
Não se deixe enganar pelo que é superficial; nas profundezas tudo se torna lei.
(…)
Precisamos aceitar a nossa existência em todo o seu alcance; tudo, mesmo o inaudito, tem de ser possível nela. No fundo esta é a única coragem que se exige de nós: sermos corajosos diante do que é mais estranho, mais maravilhoso e mais inexplicável entre tudo o que nos deparamos.
(…)
Apenas quem está pronto para tudo, quem não exclui nada, nem mesmo o mais enigmático, viverá a relação com uma outra pessoa como algo vivo e irá até o fundo de sua própria existência.
(…)
Se orientarmos a nossa vida segundo aquele princípio que nos aconselha a nos aferrarmos sempre ao que é difícil, o que agora nos parece ser muito estranho se tornará o que há de mais familiar e confiável. (…) Talvez todos os dragões de nossas vidas sejam princesas, que só esperam nos ver um dia belos e corajosos.
Abraços e boa gestão.
Confrade José Marcos Ramos
Fonte: https://www.facebook.com/confradejosemarcos.ramos?fref=ts
Nenhum comentário:
Postar um comentário