quarta-feira, 15 de abril de 2015

"Estar próximo de Jesus" por Gilmar Vitorino

Nos textos da Sagrada Escritura, encontramos vários textos que fazem com que seguimos nossa caminhada rumo à vida eterna. Para isso é necessário que estejamos próximos de Jesus.
Mas será que só de estar próximos ao mestre é importante? Ou devo me afastar?
Bem, muitas vezes as leituras bíblicas trazem, e isso é normal, dúvidas de como deve ser minha vida de cristão.
Fato é que sempre temos que estar nos policiando, questionando e agindo pra que possamos melhorar nossa vida de cristãos. Para isso podemos analisar o texto, às vezes polêmica para muitos, de MT 12, 46-50.
O primeiro ponto que devemos ver é que no meio de todo o diálogo, Jesus não deixa de forma alguma de aplicar uma catequese- pois não atoa, o texto se inicia dizendo que Jesus falava com o povo.
Outra coisa, no texto não há informações que dizem se Jesus fora ou não falar com seus parentes- o que certamente acontecera, pois sabemos como Jesus dava atenção, sim, à sua família, sem deixar, é claro, de anunciar a boa nova do reino. Mas o fato é que Jesus não se deixa alienar pela própria pergunta que fizera ao que lhe tinha falado que seus parentes estavam lá fora. Fato maior se dá quando diz que sua mãe e seus irmãos são aqueles que fazem a vontade do Pai. O que nos sugere é que não basta estarmos somente ao lado de Jesus, mas que façamos sua vontade.
Por exemplo, na própria bíblia encontramos a figura de Judas, que sempre esteve próximo a Jesus e o traíra.
Podemos também dizer que estamos em todas as celebrações eucarísticas, frequentes em minha pastoral, mas não sou um bom pai de família, um bom filho, uma boa esposa. Ou mesmo estar fazendo coisas que não são do agrado da Sociedade, e é claro, de Deus.
Estar próximo de Jesus é entender que realmente devemos pegar nossa cruz e seguir a ele. Despojar-nos de tudo e segui-lo, sobretudo no amor ao próximo, que, aliás, é onde estaremos mais próximos de Jesus e onde estaremos fazendo sim a vontade do Pai.
Assim, poderemos, não apenas sermos considerados mãe, irmão, irmã de Jesus, mas também participantes de seu Reino, que nos exige tanto, mas confortável na graça de Nosso Senhor.

Louvado Seja O Nosso Senhor Jesus Cristo!

Confrade Gilmar Vitorino da Silva
Conferência São Luiz
Conselho Particular São Raimundo
Conselho Central Vila Isa
Conselho Metropolitano de Governador Valadares


Região II

Um comentário: