sexta-feira, 15 de novembro de 2013

"Sermos Vicentinos" por Gilmar Vitorino da Silva

“Não precisamos realizar grandes obras. Basta que cada uma de nossas ações seja animada e sugerida pelo verdadeiro amor que tem suas raízes em Cristo.”

(São Vicente de Paulo)

Queridos membros de nossas valiosas Conferencias vicentinas,
Desejo que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de nosso Deus Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam sempre com vocês.

Começo com uma das mais belas e verdadeiras frases de nosso amado Patrono, Vicente de Paulo, pois como dito em outras ocasiões, a Sociedade de São Vicente Paulo está fervorosamente unificada suas raízes em Jesus Cristo, que nos impulsiona na realização de nossas obras em favor dos menos favorecidos.
E isso faz com que essa mesma sociedade viva um momento mágico, porém realista.
Compartilho ainda com vocês uma pequena história de um grande amigo e confrade que nos retrata como foi o seu ingresso na S.S.V.P.:

“Como de costume em nossas conferências sempre somos convidados a levar algum visitante em nossas reuniões, pois foi exatamente isso que aconteceu. Outro amigo convidou esse confrade a estar indo em sua conferência. Lá chegando, tudo normal, orações iniciais, leitura espiritual, ata, etc. O curioso acontecera na hora do chamado movimento do caixa: que constou com apenas R$ 35,00. Outro confrade ao relatar sua visita semanal diz que uma assistida está precisando de um gás. Qual não foi a surpresa de nosso amigo ao ver que unanime e sem titubearem, todos decidem retirar todo o dinheiro do caixa e comprar então o gás para a assistida? Pensou consigo: "por que essa mulher não trabalha em vez de ficar pedindo o único dinheiro que eles têm em caixa?"; então um dos confrades experientes, percebendo que nosso amigo ficara sem entender o ato, o interpela e diz: "Amigo, esse é o trabalho que nós fazemos: ajudamos o pobre, visitamos os doentes, assistimos famílias carentes e muito mais. Achamos que assim imitamos um pouco Nosso Senhor e seu servo São Vicente: junte-se a nós".
E então, “desse dia em diante nosso amigo ingressou fielmente em nossa S.S.V.P.”

Caros irmãos, o motivo de contar essa pequena história verídica, é para demonstrar a preocupação que devemos ter com o verdadeiro sentido para com que a Sociedade de São Vicente de Paulo foi criada. Voltemos nosso coração a Ozanam e seus companheiros. Não podemos achar que naquela época, as coisas pareciam ser mais fácies que hoje. Será que estamos realmente sendo vicentinos autênticos, ou deixamos nosso comodismo e nossa auto-suficiência falarem mais alto? Como dói o coração ver que os vicentinos deixam de ir fazer o trabalho mais simples, porém supremo aos olhos do Pai: Visitar nosso assistido semanalmente e não apenas de mês em mês.
Como ficamos tristes ao saber que confrades e consocias preferem fazer viagens a passeio (que é muito importante, claro), do que ir a festas regulamentares, eventos da Sociedade, celebrações em nossas obras unidas

Ou ainda, deixam de visitar a conferência Irmã, reuniões de conselhos e Comissões de Jovens, que são um dos futuros da S.S.V.P. Deixam de ir à Santa Missa, apenas para agradecer pela semana bem passada.
Amado irmão, na verdade, muitas vezes, somos instigados a sermos hipócritas quando ao ouvirmos nossas leituras espirituais nas reuniões, relatamos que aquela leitura é bonita, comovente e etc., mas achamos que ela não serve para “Mim”, pois já sou vicentino. O certo é que o ser humano em si não gosta de receber cobranças, mesmo aquelas construtivas.
Devemos lembrar que ao relatar todas essas coisas não estamos dizendo que somos imunes a falhas, faltas e que somos melhores, mas abramos nossa mente para compreendermos a importância e a preocupação das cobranças que são aqui relatadas. Achamos muitas vezes que o mal da Sociedade foi à criação de conselhos, obras unidas e tantos, (o que não é), e esquecemos que se EU não faço meu trabalho direito, também contribuo para esse mal. Pois quando dizemos que a base é o segredo de tudo, é nas conferências que devemos demonstrar nossa audácia de Ozanam, carisma de Vicente de Paulo, amizade de Santa Luíza e o amor de Jesus Cristo.
Aos nossos jovens: somos o futuro sim, mais mostremos nossa juventude hoje, jovens vicentinos que lutam, fazem visitas, cobram, são cobrados e que vivam uma juventude  santa.
às nossas crianças, às vezes difíceis de compreenderem tudo isso, mas como são importantes para nós! Enchemos nossos olhos e corações com esperança ao vermos que a semente está sendo plantada, e que vocês são nossos melhores solos.
Aos nossos  amados e queridos Idosos, se estamos aqui hoje, também graças a vocês que nos compreenderam, aceitaram, e nos ensinaram. Peço a todos vocês que não deixe isso morrer, abram suas mentes para o NOVO. Achar que já fizeram tudo, é um erro grave, pois a messe ainda precisa de operários e vocês são os  melhores trabalhadores nessa vinha.

Presidentes e diretorias: são espelhos para nós. Peço também que vocês “estejam” como presidente e não “sejam” presidentes.
E a cada vicentino, que sejamos um “feixe de lenha” na vida de todos nossos amigos, famílias, conferências e assistidos, para que, assim, possamos esquentar suas vidas e seus corações.
Poderíamos citar tantos exemplos a serem seguidos, mas voltemos ao nosso amigo do início. A pergunta que não quer e não deve ser calada: “ será que estou sendo Vicentino?” 
Acho que Ozanam  se policiava sempre com essa pergunta, o que fez ele saber que: o que ele fazia não era um grande milagre, mas uma boa ação com suas raízes em cristo.
Então, que nossas “pequenas” AÇÕES estejam com nossas raízes firmes e voltadas ao amor de Jesus Cristo.
Nada melhor do que terminar com uma frase de nosso inspirador e patrono que dizia: "A perfeição não consiste na multiplicidade das coisas feitas, mas no fato de serem bem feitas".
Então que cada um de nós possa fazer seu trabalho em prol do bem comum, sem pensar que estamos fazendo coisas grandes demais e esquecermos-nos do fundamento principal da Sociedade de São Vicente de Paulo como nos sugere Ozanam: “vamos ao Pobre!”
Despeço de todos desejando que a proteção, a misericórdia  e a paz de Deus esteja sempre com todos. E oremos sempre pedido a intercessão de São Vicente, Santa Luíza, Beato Ozanam e de Nossa Senhora da Rosa Mística.  
Abraço de Comunhão Fraterna.
 Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

 
Confrade Gilmar Vitorino da Silva
Conferência São Luiz
Conselho Particular São Raimundo
Conselho Central Vila Isa
Conselho Metropolitano de Governador Valadares
Coordenador da Comissão de Jovens Metropolitano de Governador Valadares - 2013/2014                     

*Viu algum erro ou gostaria de enviar uma sugestão?
Escreva para maristerlopes@hotmail.com           

Nenhum comentário:

Postar um comentário