terça-feira, 30 de julho de 2013

A DESCENDÊNCIA DE OZANAM em um simpático discurso de sua bisneta MARIE LAPORTE

          Estimo que todos aqui sejamos descendentes de Ozanam e assim eu sou uma descendente entre vós. Com meus irmãos e irmãs tive esse privilégio do berço. Mas vós, aqui presentes, também sois descendentes ativos de Frederico Ozanam, porque o amais como se constituíssemos todos uma só família. Agora, muito rapidamente, quero contar-vos qual o estado atual de nossa família.
          Sabeis que Frederico Ozanam, do seu casamento com Amélia, só teve uma filha, a pequena Maria da qual ele fala com tanta ternura em sua correspondência. Maria, com 21 anos, desposou Lourenço Laporte, originário de Lyon, como os Ozanam. Do casamento de Maria com Lourenço, nasceu apenas um filho: Frederico Laporte, que era meu pai. Ele casou e do seu casamento nasceram quatro filhos e três filhas. O mais velho dos meus irmãos foi Padre da Missão da França, o segundo irmão foi Oficial da Maria e morreu em combate na Grande Guerra e o terceiro faleceu ainda criança. Minhas irmãs e meu irmão oficial se casaram eu sou a única celibatária da família, mas tenho a satisfação de contar vinte sobrinhos e sobrinhas e setenta sobrinhos netos. Esses sobrinhos netos, com os seus casamentos, já me deram setenta e cinco sobrinhos bisnetos, entre eles uma sobrinha bisneta, nascida ante-ontem (01.06.1990).
         Vedes, assim, que essa descendência familial, juntando-se à vossa, constitui imensa família. Da parte de meus sobrinhos Ozanam, que conservam o seu nome, há também uma grande linhagem. Eles são descendentes de Carlos, que era médico e foi o irmão mais novo de Frederico Ozanam.
         Assim, estão feitas as apresentações e somos todos uma imensa família.

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário